segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Torcida gremista segue com folga como a maior do Sul


Nem mesmo uma década de títulos seguidos do Internacional fez a torcida colorada superar em números a torcida gremista. Como de rotina, mais uma vez um instituto de pesquisa comprovou que o lado azul é a mais presente no Brasil e também na região Sul do País. Durante dez meses, entre março e dezembro de 2016, o instituto Paraná Pesquisas ouviu 10,5 mil pessoas e apontou o Grêmio com 3,5% dos aficionados pelo futebol (algo em torno de 7,2 milhões de torcedores), enquanto o rival colorado tem 2,7% (5,5 milhões).

Essa é mais uma pesquisa em que a torcida do Grêmio é majoritária em relação ao Inter. Em 2014, o Datafolha apontou o lado azul com 5% numa amostragem de 4.337 pessoas em 207 municípios brasileiros, enquanto o Inter ficou com 3%. No mesmo ano, o Instituto Datascript entrevistou 6 mil pessoas em 112 cidades do País, de faixa etária cima de 16 anos, destacando o Tricolor com 3,8% ante a 2,6% do Colorado.

Também em 2014, o Ibope, contratado pelo jornal Lance!, ouviu 7.005 entrevistados em todo o Brasil, a partir de dez anos de idade e, nela, o Grêmio tinha 3% perante a 2,8% do Inter. Os números variam, as metodologias de pesquisas podem ser diferentes, mas na maioria esmagadora desses levantamentos, fica provada a supremacia gremista sobre os colorados. Será que todo esses números estão errados? Muito difícil, uma vez que as pesquisas, apesar de não darem números exatos, apontam tendências.

Segundo o Torcedômetro, a torcida gremista também superou a colorada em número de sócios
No entanto, nem tudo é festa para o Grêmio, pois o Cruzeiro o superou nas últimas pesquisas e o Santos vem encostando. Ou seja, apesar a torcida tricolor ter crescido sim nesses 15 anos de jejum, cruzeirenses e santistas mostraram um embalo maior, sendo que esses sim comemoraram conquistas nos últimos anos. Já o Inter tem como sombra o Atlético Mineiro, já na frente em levantamentos do Paraná Pesquisas e também do Datascript.

Mesmo assim, vale louvar o crescimento da torcida gremista apesar desse período longo sem títulos. Essa liderança sobre o rival mereceria mais crédito da imprensa do que as mais de 3 mil adesões do quadro social do Inter desde o rebaixamento para Série B. Até porque, segundo o Torcedômetro, o Tricolor já tinha passado de 100 mil sócios antes do Penta da Copa do Brasil, ou seja, ainda durante os 15 anos sem uma conquista de expressão.

E, há alguns dias, o Grêmio ultrapassou o Inter, que atingiu 100 mil associados em 2009 no embalo de títulos, em números absolutos de associados.

Nenhum comentário: